quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Stencil OPA - 01/11/16 - Mayumi Takushi - Casiruba






































NOME INDIGENA: CASIRUBA vem do tupi guarani e significa “Erva frutífera da raiz preta”. Também recebe os nomes de: Alcaçuz bravo, Amendoeirana, Boi gordo, Cabo verde, Fedegoso preto, Infalível, Manduí, Sene, Raiz preta, Raiz de corvo e Unha de Boi.

Origem: Planta de habito pioneiro e comum nos campos limpos e sujos do bioma brasileiro do cerrado, e nas bordas de mata de galerias de pequenos riachos, ocorrendo nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, n norte da Bahia, sul de Tocantis e Piauí. Mais informações no link:  http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/listaBrasil/ConsultaPublicaUC/BemVindoConsultaPublicaConsultar.do

Características: Erva perene ou arbusto de até 2 m de altura com ramos prostrados (deitados sobre o solo) crescendo de forma sinuosa (fazendo curvas) no sentido horizontal, atingindo 1,30 a 2,50 m de comprimento. O caule é curto, bifurcado (dividido em dois) e na maioria das vezes multi-ramificado com diâmetro de 3 a 7 cm e casca cinza acastanhada. Os ramos novos são levemente quadriláteros e tomentosos (coberto de lanugem) e as folhas são alternas, entrepostas, paripinadas (como pena), e cada pina está presa ao ramo por um pecíolo (haste ou suporte) de 0,5 a 1,2 cm de comprimento e na base dilatada há um par de estipulas (tipo de folha modificada) de 5 a 6 mm de comprimento e a raque ou eixo principal mede 2,5 a 3,3 cm de comprimento, com base pulvinosa (espessa com almofada, capas de movimentar-se) e corpo com 2 pares de folíolos sésseis (sem pecíolos ou haste), adnados (que nascem juntos) com um espaço entre eles de 1,6 a 2,3 cm de comprimento. A lamina foliar é coriácea (de textura rija), medindo 5,5 a 9,5 cm de comprimento por 3 a 4,3 cm de largura. A inflorescência é disposta em panículas (cacho composto) terminais ou na axila das folhas superiores, com pedúnculo (haste ou suporte) de 4,5 a 6,4 cm de comprimento, os quais se dividem em 3 a 5 eixos, cada um contendo 4 a 7 flores de 4,5 a 5,8 cm de diâmetro quando abertas de cor amarelo ouro. As flores são actinomorfas (com vários planos passando pelo mesmo eixo) estão inseridas desordenadamente sob pedicelo (haste que suporta uma flor), tomentosa (coberta de lanugem) de 1,4 a 2,2 cm de comprimento. A flor é formada de cálice (invólucro externo) com 4 ou 5 sépalas côncavas, amarelo esverdeadas, ovadas de 7 a 9 mm de comprimento por 5 a 8 mm de largura e corola (invólucro interno) formado por 5 sépalas ungüiculadas (semelhante a unha). Os frutos são vagens grossas, cilíndricas, pilosas (cobertas de pelo) com 5 a 12 cm de comprimento de cor verde claro no inicio da maturação marcada por anéis ou círculos em todo o cumprimento.

Dicas para cultivo: Pode ser plantada em todo o Brasil em solos é fracos e arenosos com pH variando de 4,3 a 6,8, e em altitudes que variam de 450 m a 1.426 m; sob condições climáticas que variam de subtropical úmido a subtropical de altitude, com índices pluviométricos de 700 a 1.850 mm anuais e temperaturas médias de 19 a 26 graus. Essa espécie resiste a temperaturas mínimas de até -3 graus no sul de São Paulo e Paraná e a máximas de até 39 graus no Piauí e norte da Bahia; suportando bem a secas de até 5 meses. Apenas se deve evitar seu cultivo em terrenos argilosos e sujeitos a enchentes, o que causa a morte da planta.

Mudas: As sementes devem ser colhidas quando a vagem estiver com coloração escura, após retiradas, devem ser lavadas e secas na sombra podem ser armazenadas em frascos escuros e bem tampados, mantendo o poder germinativo por 4 meses à um ano, quando apenas 50% delas germinarão. As mesmas ser semeadas diretamente em embalagens individuais de 10 cm de largura por 25 cm de altura contento substrato feito de: 50% de areia saibro, 25% de terra vermelha e 25% de matéria orgânica bem curtida ou húmus de minhoca. As embalagens devem ficar em pleno sol e devem receber irrigação leve na manhã e a tarde, e nessas condições a germinação ocorre em 15 a 30 dias com índice de 85% para sementes recentemente colhidas. O crescimento das mudas é lendo, atingindo 30 cm com 7 a 8 meses após o plantio, ocasião em que podem ser plantadas em local definitivo em dezembro a janeiro.

Plantando: Devem ser plantadas num espaçamento de 3x3 m entre plantas com o objetivo de produção de frutos ou de 1x1 m para fazer alamedas de ornamentação ou cerca viva. As covas devem ter 40 cm nas três dimensões e ser preparada com 30% do volume de areia, mais 2 kg de composto orgânico e 500g de cinzas de madeira. A irrigação só precisa ser feita após o plantio e quando demorar a chover por mais de 20 dias. Após o plantio o crescimento é rápido e a florada e frutificação se inicia com 18 meses após o plantio.

A planta da Casiruba deve ter
Cultivando: Fazer apenas podas dos ponteiros que já frutificaram, contando 40 cm do ápice para a base, onde se deve cortar no mês de setembro; essa ação permite uma renovação da planta e estimulará a frutificação para o próximo ano. A poda também pode ser realizada no inicio da formação dos botões, causando o atraso na floração que ocorrerá em agosto e a frutificação em fim de setembro e outubro. A planta também aceita podas drásticas de renovação e podas de modelagem para cercas vivas. A adubação é feita colocando 1 a 2 pás de matéria orgânica e 30 g de N-P-K 10-10-10 em círculos à 10 cm de caule no mês de setembro.

Usos: Os frutos amadurecem em junho a agosto. Essa planta pode ser cultivada em pequenos jardins, em vasos e como alamedas de entradas de chácaras ou fazendas e ainda no entorno de canteiros de grandes jardins, pois a época de sua floração traz beleza aos dias de inverno.. Na medicina popular essa espécie recebe o nome de infalível no Mato Grosso, onde suas raízes são usadas como antídoto para picadas de cobras. As folhas têm propriedades antiinflamatórias, usadas em cataplasmas sob abscessos e inflamações causadas por machucaduras e cortes. As raízes detêm propriedades vermífugas e purgativas, sendo preparadas na forma de decocto ou infusão. Os frutos são comestíveis in-natura quando bem maduros, pois enquanto verdes ofendem a mucosa da boca. Os frutos têm propriedades laxativas e são ricos em vitamina A e fósforo. A polpa liquida ainda pode ser beneficiada conforme indicado acima e utilizada para fazer sucos refrescantes e gelatinas. 

http://www.colecionandofrutas.org/sennarugosa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...