quinta-feira, 3 de julho de 2014

PASSO A PASSO, PAREDE DE TIJOLINHOS

PASSO A PASSO, PAREDE DE TIJOLINHOS

Olá meninas! Eu desejo sinceramente que todas estejam bem. Vocês devem
estar se perguntando: Porque este post para falar de obras? Eu sei que este blog
 não tem muito a ver com construção civil. Mas nós tínhamos muitas dúvidas
 quando resolvemos fazer a parede de tijolinhos. Que por sinal, foi a primeira
 que o primo do meu marido, o Lucas Reis, fez, por isso ele também tinha algumas dúvidas.
 Eu pesquisei, achei muitas matérias sobre o assunto, mas não encontrei nenhum
 passo a passo. E coitado do Lucas e do Divino, a coisa parecia ser fácil, mas
 não foi. Era um tal de mede daqui, mede dali, faz conta. Um verdadeiro
 quebra cabeças. Tudo para que as peças não precisassem ser cortadas rente ao
piso, nem no teto. Elas são desiguais na aparência, e no tamanho. E graças ao
 ótimo profissional que é o Lucas Reis, as peças chegaram ao teto e ao piso
sem precisar serem cortadas, sendo necessário somente os cortes  dos cantos
 das paredes.  E devido aos emails recebidos, de pessoas com dúvidas, me
 fazendo várias perguntas, eu resolvi fazer este post. Ainda bem que enquanto
eles trabalhavam, de vez em quando eu fazia umas fotos. Vocês sabem que
blogueira tira foto de tudo não é mesmo? rsrsrsrs. Vamos as imagens.

Primeiro: A preparação da parede que foi picotada, mas muito picotada!!!
 Me deu pena, minha parede era tão lisinha...

 Meu Divino picotando a parede. 

 Foi preciso mexer nas caixinhas das tomadas, porque precisavam de novas instalações.Mais quebradeira!!!


 Depois que já estava toda picotada, passamos a vassoura de pelos
para retirar a terra solta, e um pano úmido para retirar a poeira.



 Nesta etapa, foi preciso o Lucas passar uma ´´camada fina`` de argamassa
em toda parede. Depois marcou o nível, e começou a colocação pela parte
 de baixo, na direção das caixinhas das tomadas, foi passando a argamassa
 nos tijolinhos e colando na parede.



As peças de canto foram preciso cortar com a maquíta. ( máquina de cortar pedras)

   O Lucas usou uma régua de alumínio de uma polegada como espaçador, que foi comprada por metro em uma loja especializada. Na proporção que a massa secava, ele retirava o espaçador para utilizar novamente em outra fileira.







É necessário usar este espaçador de alumínio, pois as peças são desiguais.









A parede quase pronta, mas ainda sem o rejunte.

 O REJUNTE: Este tipo de revestimento é fabricado em várias cores.
 Portanto o rejunte tem que ser feito de acordo com a cor das peças.
No site do fabricante ( PASSEIO - Revestimento Brique), eles explicam
 qual é o material usado no rejunte para cada cor dos tijolinhos. Para este na
cor Terracota, foram usados, cimento branco e saibro, para cada quilo de
 cimento branco, foi usada a mesma medida de saibro peneirado em
 peneira fina.


O rejuntamento pode ser feito com uma pistola de aplicar rejuntes (novidade no mercado), ou um saco plástico com um furo na ponta, como se fosse um saco de confeitar bolo. Como por aqui, nós procuramos a pistola e não encontramos, foi usado um saco plástico estreito e forte. A aplicação foi feita por partes, não pode esperar muito tempo para limpar, limpar com uma esponja de obra.





Não se assustem!!! Não é a cortina que está  no lugar, eu retirei ela e deixei o blackout, porque ele já estava velho e ressecado, e aqui em casa não dá para ficar sem cortina à noite, pois perde-se a privacidade. Mas, depois que acabou a obra, eu coloquei outro novinho. 

Quando chegou na ultima fileira, rente ao teto, Lucas escolheu as peças mais finas, como este material é todo desigual, tem algumas peças que são um pouco mais finas que as outras, então ele as separou antes. E assim não foi preciso cortar nenhuma.
Na foto abaixo,  a parede estava com rejunte até a metade.



O Lucas, há cinco anos atrás, também fez o meu banheiro. Veja AQUI.


Meninas! Este cara tem a agenda lotada, para conseguir uma vaga com ele, tem que marcar com uns dois meses de antecedência. Eu gosto muito do trabalho dele, porque ele é detalhista e perfeccionista.

Parede linda!!!

Veja que sempre ficam alguns sujinhos que não saem. Mas isto é que faz eles ficarem com cara de tijolos de demolição.

O rejunte tem que ficar bem fundo, para dar relevo e os tijolos ressaltarem na luz.

E a parede ficou pronta depois de cinco dias de trabalho.




´´Brique´´ significa tijolo em Francês, inspirada nos tijolos coloniais, muito
 usados em construções antigas, no Brasil e no velho mundo. Uma 
releitura moderna, com aspecto propositalmente desgastado, com aparência de
 outra época.
 Com este revestimento você não perde espaço de seu ambiente,
 pois ele tem 26 x 6 x 1,3 cm , é um produto que já vem impermeabilizado
 de fábrica, é lisinho, acetinado, e tem peças próprias para quinas. Quanto a
 sujeira, não adianta fugir, pois faz mesmo, como qualquer quebra quebra
dentro de casa. Mas foi bem menos do que se eu usasse os tijolos de
demolição. Os preços deste revestimento estão variando com grande diferença,
 pois eu vi em vários lugares por 150 reais o metro quadrado, que são duas caixas,
 cada caixa com 32 peças. Mas eu consegui em uma loja, onde Deus tocou a mão
antes de eu entrar, e lá eu comprei por 49 reais o metro quadrado,
acreditem se quiser. rsrsrs.

 Detalhe importante: Eu não ganhei nada deste fabricante, somente estou
 indicando o produto por ter gostado muito, e só tinha deste, em todas as lojas
 especializadas que eu fui. A maior coincidência foi que eu descobri que à
 fábrica Passeio fica no mesmo Município que eu moro. É uma pena,
mas eles só vendem para o comércio... Eu não pesquisei,
 mas eu acho que devem existir outros fabricantes.


( A imagem abaixo é do site clickinteriores)
 Quinas feitas com o revestimento, vejam como ficam perfeitas.

Já se você for optar pelos tijolos de demolição de verdade, você perde mais ou menos uns 15 cm de parede, ainda com uma grande diferença; que eles se esfarelam se não forem de uma boa qualidade e são muito pesados. Eu acho que a vantagem de usar os verdadeiros tijolinhos de demolição, é para a pessoa que vai construir... Assim, não estará perdendo espaço no ambiente e a sujeira não irá incomodar ninguém.
( imagem: imperiumbrasil.com.br) Vejam; como eles são sujinhos!


Opção para modernizar; tijolinhos com Pátina. (imagem da net)

Meninas, por hoje é só! Espero que este post sirva para tirar as
dúvidas de muitas pessoas que tem me enviado emails.
 E para aqueles que por aqui navegam atrás de respostas.

http://rosariaamorim.blogspot.com.br/2014/06/passo-passo-parede-de-tijolinhos.html


3 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom Dia Gladimir. Obrigada pelo Comentário Carinhoso. Continue pesquisando no blog tem coisas interessantes. Um abraço e a Paz.

      Excluir
  2. Bom dia!!!
    Sua parede ficou linda!!!
    Vc indicaria o local aonde vc comprou os tijolinhos?
    Desde já, obrigada!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...