terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Alebrijes: A arte popular mexicana




































Alebrijes: A arte popular mexicana


" Quem tem a oportunidade de admirar os alebrijes mexicanos pode fazer uma viagem de retorno à própria infância, brincar e fantasiar com animais fantásticos, uma mistura de dragões e seres super poderosos, com características híbridas capazes de condensar toda a força para lutar contra os inimigos. A arte escultural dos alebrijes representa uma rica expressão da arte popular mexicana contemporânea, envolvendo os símbolos da cultura pré-colombiana como águias e serpentes, numa mistura de animais temidos, pré-históricos e monstros com características humanas.

Nunca um sonho uniu tantas pessoas como o sonho dos alebrijes, o sonho de transformar as imagens oníricas em figuras concretas, que com grande engenhosidade artística gerou esculturas feitas inicialmente de madeira esculpida e posteriormente feitas de papel machê, intensamente coloridas, marca característica da arte popular mexicana. O fator mais intrigante da arte dos alebrijes é como esta forma de expressão se disseminou tão rapidamente entre o povo mexicano, como os artesãos se identificaram com a criação destas figuras meio mitológicas, frutos da imaginação, de deslocamentos e condensações inconscientes para gerar em seus trabalhos uma possibilidade de integrar a alegria das cores com o desafio de representar forças capazes de vencer quaisquer eventos de natureza negativa.

Os alebrijes mexicanos são formas de expressão capazes de movimentar as forças internas contra a ansiedade, os medos e os maus agouros, uma atividade artística capaz de promover uma verdadeira catarse, como podemos ver em várias formas de manifestação artística, ou, até mesmo, em sessões de arteterapia! Tão bela, tão mística, autêntica arte popular mexicana exposta para todos que por ali se detém a passar um tempo admirando as esculturas no espaço central da praça principal Zócalo na cidade do México, uma verdadeira terapia a céu aberto a todos os que desejam interagir com estas intrigantes figuras, os alebrijes!!"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...