terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A sabedoria da roça - Cozinha Rústica


O chão vermelhão da roça é uma referência que jamais nos esquecemos. Ele pode aparecer na forma de cimento queimado com muita cera, tradicional, ou ainda em lajotas cerâmicas como na foto acima. Mas aqui não é só o piso que nos lembra a roça… o azulejo da parede com seu grafismo orgânico e cores vivas até uma certa altura da parede é também uma alusão às fazendas brasileiras. A roça começou por lá, não? Nada mais roça do que uma cozinha com cara de fazenda, com prateleiras altas e muitos objetos à mostra.
Ter uma churrasqueira na cozinha não deixa de ser uma ideia que nos lembra os fornos de lenha que só a roça nos presenteia. Almoços com sabor de lenha queimada, feijão grosso e couve rasgada! E se a roça pode parecer única, temos várias.
Neste projeto, tínhamos em mente a roça gaúcha – o churrasco lá é uma paixão regional, e a presença da churrasqueira dentro de casa uma regra que não pode ser descomprida. O uso da madeira faz alusão à este universo, mas aqui, repare que usamos cerâmicas que imitam madeira. Aposte nesta ideia.
Inspiração nos permite um exercício de tradução, sempre. Nada precisa ser exatamente como seria, as ideias podem ser aproveitadas naquilo que tem de melhor e não é preciso repetir tudo.



















http://g1.globo.com/platb/jornal-hoje-hojeemcasa/2013/01/26/a-sabedoria-da-roca/

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Parece mentira, mas não é. O sal de cozinha é um verdadeiro aliado na limpeza doméstica

O sal é um tempero que não falta em nenhuma cozinha. Ele é o encarregado de ressaltar um dos quatro gostos básicos do paladar, o salgado. Mas você sabia que esse ingrediente não serve apenas para a alimentação? O sal de cozinha, cloreto de sódio (NaCl), é uma substancia muito eficaz na limpeza doméstica.
O ponto forte do material é que, se usado de maneira adequada, não agride o meio ambiente, como acontece com alguns produtos de limpeza industrializados. Além disso, é muito mais barato e pode ser encontrado em praticamente qualquer mercado do mundo.
Receita de avó
O sal é dissolvido com facilidade na água e em uma série de outros elementos naturais de limpeza, como limão e vinagre. Pode parecer um pouco primitivo, mas se o detergente acabar, a dica é ferver um pouco de água, adicionar uma colher de chá de sal em um litro de água fervida e mãos à obra. A água quente é uma ótima arma contra a gordura e ajuda a amolecer a sujeira dos pratos e panelas; e o sal é um agente esfoliante e bactericida - o ambiente salgado é menos propício para a proliferação de bactérias. Para as mãos não ficarem ressecadas, é recomendável usar um par de luvas enquanto se lava a louça. Mas atenção: para quem reutiliza a água cinza (água suja de pia e chuveiro) nas plantas pode ser que a solução seja muito forte.
Faxina em geral
O sal combina muito bem com vinagre para formar um produto de limpeza geral. Uma boa opção é usar a mistura para limpar a geladeira e armários da cozinha. Porém, não é recomendado em superfícies com cera e mármore, pois o vinagre pode causar danos a esses materiais. É muito recomendado na extração de manchas de café e chá de canecas e xícaras.
Sujeira de fogão
A dica é muito simples. Basta colocar uma pitada de sal em cima da sujeira do fogão. O sal absorve a parte líquida da sujeira fazendo com que ela se descole mais fácil da superfície. Funciona muito bem com gordura. Atenção com a chama do fogão após a limpeza: se ela estiver na cor amarelada é porque há resíduo de NaCl na boca do fogão.
Limpando panelas
Se as panelas forem de ferro, nada melhor que uma solução de água, sal e limão para tirar a ferrugem e arear as regiões mais escurecidas na proporção de um litro de água para dois limões e uma colher de chá de sal. O mesmo pode ser feito com a prataria. Outra vantagem dessa mistura é a eficiência para limpar as panelas queimadas. Só é preciso acrescentar sal e água quente que metade da trabalheira vai embora.
Outras utilidades
- Manchas de vinho na roupa: coloque uma pitada de sal na região manchada e em seguida adicione uma colher de sopa de vinagre branco.
- Picada de mosquito: colocar sal na região atingida melhora a coceira e evita inflamações.
- Banhos de banheira terapêuticos: o sal pode ser um poderoso esfoliante e tonificante. Nesse caso, é bom misturar um óleo essencial para não ressecar a pele.
http://www.ecycle.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...