segunda-feira, 20 de março de 2017

Como Fazer o Calculo Correto Para Produzir Sabão em Barra ou Liquido.



CALCULADORA DE SAPONIFICAÇÃO - ELABORAÇÃO DE SABÕES ARTESANAIS

Calculadora de soda
A calculadora é um instrumento útil na fabricação de sabão. Ela nos indica a quantidade de soda que devemos utilizar para determinada combinação de gorduras como também preve o resultado da mistura.

Os conceitos:

O índice de saponificação SAP indica a quantidade de gramas de KOH (Hidróxido de Potássio) para saponificar uma grama de uma determinada gordura. Geralmente utilizamos NaOH (Hidróxido de Sódio) para sabões duros e é por isso que o valor que necessitamos é o resultado da divisão do valor de KOH por 1,4025. Esta diferença se deve ao peso molecular das diferentes bases alcalinas. Esta calculadora possibilita a escolha da base alcalina a ser utilizada, podendo ser selecionado KOH ( Hidróxido de Potássio) para sabões líquidos.Podemos fazer um duplo click sobre o símbolo de interrogação à direita do ingrediente e obteremos seus valores e composição na janela inferior.

Resumindo: 1,4025g KOH equivale a 1g de NaOH. 

índice de iodo é a medida de insaturação de uma gordura.Este valor nos permite prever a possibilidade de rancidez (oxidação) do sabão.Um sabão com alto nível de iodo se danifica antes do que um sabão com um nível de iodo baixo. 

O valor INS determina a compatibilidade desta gordura com o sabão. Ele é calculado em função do valor de SAP e do iodo. Uma barra de sabão com qualidades físicas e dureza adequadas deve ter em torno de 160, segundo o Dr.Bob. Eu creio que Não é um valor determinante nas propriedades finais do sabão. 

Quando uma gordura possue um de seus valores muito abaixo ou acima do valor desejado, é necessário combiná-la com outro tipo de gordura que tenha valores complementares e vice-versa, equilibrando o resultado da mistura de gorduras. Como dito acima, esta calculadora não só indica o sódio (soda cáustica ou hidróxido de potássio), necessários para uma mistura específica de gorduras, mas também prevê as propriedades da mistura resultante. 

Quero diferenciar estas duas partes: 

A primeira é um cálculo simples, regra de três.Quando colocamos a quantidade em gramas, na coluna do peso (gramas) e trocamos de célula,a percentagem de gordura que esta intervenção representa, na composição do total de gorduras, é calculada automaticamente, assim como o percentual que representa no total da formulação. A quantidade de álcali necessária para a saponificação total desta gordura também é calculada. Na coluna "Gramas" e na linha "Total de ingredientes" aparece a soma de todos os pesos e percentagens, tanto para as gorduras como para o álcali. 

Abaixo,selecionamos o nível de sobreengorduramento do sabão. Para obter maior hidratação, devemos colocar um excesso de gorduras. Normalmente os sabões possuem um sobreengorduramento entre 5% a 10% (depende da decisão cada um). 

Ao lado, selecionamos o nível de concentração da lixívia. As gorduras se diferenciam em duras e macias: geralmente, óleos líquidos são gorduras macias e as gorduras sólidas e manteigas são duras. Entretanto, a consideração dos respectivos pontos de fusão pode ser enganosa. Por exemplo, em países quentes, o óleo de coco é um líquido (aqui, em Sevilha, na Espanha, o óleo de coco vai começar a derreter na primavera), embora seja considerado um óleo duro. A determinação de um óleo que seja duro ou mole está ligada mais ao comprimento e a saturação das cadeias de ácidos graxos e a fração do óleo que não pode ser saponificada. Consideramos óleos duros como sendo aqueles com uma proporção elevada de ácido láurico, ácido palmítico, esteárico, mirístico e óleos suaves como aqueles com uma alta proporção de ácido oleico, linoleico e linolênico. No primeiro grupo encontramos os óleos de coco, dendê, banha, sebo, ácido esteárico, enquanto no segundo grupo, encontramos oliva, amêndoas, girassol, abacate, milho, canola, sementes de algodão, etc. 

concentração da lixívia deve ser fixada considerando-se a dureza da mistura de óleos. Se a mistura é dura, então a concentração deve ser definida com valores mais baixos e por consequência a quantidade de água deverá ser mais alta e vice versa. 

Resumindo:

Óleo de Coco-> muito duro-> muita água -> baixa concentração
Óleo de Oliva-> muito suave-> pouca água -> alta concentração

Se a mistura está equilibrada ( uma dureza de 50), o valor idela é de 28%.

Ao escolhermos a concentração, automaticamente é calculada a quantidade de água necessária para dissolver a soda. 

Agora temos elementos suficientes para fazer sabões. 

Uma outra função da calculadora é prever os resultados da mistura selecionada. 

Iodo como já foi dito, representa a data de validade do sabão. Devemos estabelecer um limite de 70. Isto não significa que necessáriamente o sabão vai estragar mas, na maioria dos casos, é provável que aconteça. Nos lugares onde é muito quente e úmido, o valor não deve superar 60. Devemos evitar o excesso de ac.linolénico, por ter qualidades perecíveis. Também podemos usar antioxidantes, como a Vitamina E, para aumentar a vida do sabão. 

O valor ideal dos parâmetros seguintes é de 50. As margens aceitáveis estão entre 40 e 60. Valores abaixo de 40 serão demasiados baixos e acima demasiados altos. 

dureza é calculada considerando-se principalmente os ácidos láurico, mirístico, palmítico e esteárico e, em menor proporção, oléico e ricinoleico. Assim, as gorduras que contêm esses ácidos graxos são as que tornam o sabão mais duro. 

A quantidade de bolhas que um sabão faz está ligada principalmente à quantidade de ácidos láurico, mirístico, linoleico e ricinoleico e, em menor proporção, do oleico. 

persistência da espuma é calculada principalmente considerando-se os ácidos palmítico e esteárico que determinam a duração da espuma e a sua consistência cremosa. 

limpeza que o sabão proporciona também é calculada considerando-se os ácidos láurico,mirístico e ricinoleico.Um sabão que promove um excesso de limpeza é prejudicial para a pele ( mas acaba sendo melhor para outras coisas). 

condicionamento é a capacidade que tem o sabão de suavizar e nutrir a pele e o cabelo. É proporcionada principalmente pelos ácidos linoleicos, oleico, ricinoleico e linolénico e em menor proporção o palmítico. 

Os valores ideias são os resultados das experiências. Isso significa que talvez (não, certamente!), os valores podem ser otimizados. 

Sabendo disso,se aparece o alarme, em vermelho, em algum desses valores,podemos equilibrar a fórmula do sabão com outra gordura ou outra proporção. 

Se, por exemplo,queremos trabalhar com percentagens ao invés de pesos,podemos fazer da seguinte maneira. Suponhamos 20% óleo de coco, 20% banha de porco e 60% óleo de oliva. Escrevemos estas quantidades (20, 20 e 60) nas células correspondentes e quando damos um click no botão "Recalcular" obtemos a quantidade final em gramas.As percentagens se convertem em peso.Também podemos calcular em função do peso final da fórmula do sabão. 

Também podemos guardar uma fórmula com guardar e recuperá-la depois com restaurarselecionando-a antes nas opções da janela de rolagem. 

O módulo Importar/Exportar serve para exportar a fórmula em forma de cadeia alfanumérica para ser armazenada como um arquivo tipo texto,deste modo é possível compartilhar as receitas nas mensagens colocadas no fórum.Depois da fórmula ser feita,clicamos no botão exportar e na janela inferior aparecerá a cadeia alfanumérica que representa esta fórmula, depois basta copiar e colar onde quisermos.Para restaurar a fórmula,primeiro devemos clicar no botão apagar para limpar a janela,depois colamos na janela inferior a cadeia alfanumérica que tinhamos salvado previamente e clicamos no botãoimportar. Como mágica a fórmula aparecerá na tela principal. 

Se quisermos iniciar novamente uma nova fórmula na Calculadora, clicamos no botãoapagar

A janela inferior também serve para sabermos as informações sobre os ingredientes escolhidos na fórmula. 

Esta versão da calculadora me parece mais apurada que a anterior.Vamos continuar testando. 

Obrigado a Peña por traduzir a calculadora para o português . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...