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Assunto
Como procedo para lançar um interruptor simples de três teclas?
Artigo
Em instalações é muito comum ter a necessidade de utilizar interruptores com mais de uma tecla, sejam eles com comando simples ou paralelo.
No Lumine, o procedimento para o lançamento deste tipo de interruptor possui pouca diferença para aqueles de uma tecla. O que irá mudar é apenas o fato de que os pontos serão colocados sobre a mesma caixa, criando um único interruptor de três teclas. A forma mais fácil de se fazer isso é inserir os interruptores três vezes, um sobre o outro, aproveitando a facilidade de definição das lâmpadas comandadas.
O método descrito acima se aplica caso seja necessário efetuar o lançamento de interruptores (simples/paralelo) com mais teclas ou combinação dos mesmos com tomadas.
Lançando um interruptor de 3 teclas no Lumine V4
Para inserir o primeiro interruptor, proceda da seguinte maneira:
- certifique-se de que a ferramenta de captura "Ponto paralelo" (botão na paleta "Captura") e o modo Ortogonal (botão na barra de ferramentas) permanecem ativados;
- acesse o menu Elétrico-Pontos-Interruptor simples;
- defina a posição "Média" no diálogo;
- selecione o primeiro ponto como sendo o inferior;
- escolha a peça "Interruptor c/ placa 2x4" - simples - 1 tecla";
- informe o ponto diretor acima da parede;
- selecione a lâmpada;
- aceite o nome do comando sugerido;
- pressione <Enter> para encerrar.
Para inserir os outros dois interruptores, deve-se inserí-los sobre o interruptor recém lançado. Para isso, proceda da seguinte forma:
- acesse o menu Elétrico-Pontos-Interruptor simples;
- defina a posição "Média" no diálogo;
- selecione o ponto sobre a caixa já existente (exatamente no ponto de inserção, marcado por um círculo);
- no diálogo, escolha a peça "Interruptor c/ placa 2x4" - simples - 2 teclas" e a primeira simbologia (contendo um quadrado no início).
Diálogo Definir Peças
Note que o programa lista apenas as peças adequadas à situação definida. Neste caso, apresenta apenas as peças contendo exatamente um interruptor simples duas teclas, facilitando a escolha da correta.
Observe que o programa não solicita a informação do ponto diretor. Isto ocorre porque o interruptor foi inserido sobre outro já existente, com a posição do símbolo já definida. Caso o programa não liste corretamente as peças ou a peça novamente, isto significa que a caixa existente não foi capturada corretamente. Neste caso, utilize o comando Desfazer e repita a operação.
- selecione a lâmpada;
- aceite o nome do comando sugerido;
- pressione <Enter> para confirmar;
Inserido o segundo interruptor o programa continua solicitando na linha de comando a posição "interruptor simples-Caixa"
- selecione o ponto sobre a caixa já existente (exatamente no ponto de inserção, marcado por um círculo);
- no diálogo, escolha a peça "Interruptor c/ placa 2x4" - simples - 3 teclas" e a segunda simbologia (contendo um quadrado no início).
Diálogo Definir Peças
- selecione a lâmpada;
- aceite o nome do comando sugerido;
- pressione <Enter> para confirmar;
- pressione <Enter> para encerrar o comando.
Para inserir o primeiro interruptor, proceda da seguinte maneira:
- - certifique-se de que a ferramenta de captura "Ponto paralelo" (botão na paleta "Captura") e o modo Ortogonal (botão na barra de ferramentas) permanecem ativados;
- - acesse o menu Elementos-Pontos-Interruptor simples;
- - defina a posição "Média" no diálogo;
- - selecione o primeiro ponto como sendo o inferior;
- - escolha a peça "Interruptor c/ placa 2x4" - simples - 1 tecla";
- - informe o ponto diretor acima da parede;
- - selecione a lâmpada;
- - aceite o nome do comando sugerido;
- - pressione <Enter> para encerrar.
Para inserir os outros dois interruptores, deve-se inserí-los sobre o interruptor recém lançado. Para isso, proceda da seguinte forma:
- - desligue a ferramenta de captura "Ponto paralelo" (botão na paleta "Captura") ;
- - acesse o menu Elementos-Pontos-Interruptor simples;
- - defina a posição "Média" no diálogo;
- - selecione o ponto sobre a caixa já existente (exatamente no ponto de inserção, marcado por um círculo);
- - no diálogo, escolha a peça "Interruptor c/ placa 2x4" - simples - 2 teclas" e a primeira simbologia (contendo um quadrado no início).
Diálogo Definir Peças
Note que o programa lista apenas as peças adequadas à situação definida. Neste caso, apresenta apenas as peças contendo exatamente um interruptor simples duas teclas, facilitando a escolha da correta.
Observe que o programa não solicita a informação do ponto diretor. Isto ocorre porque o interruptor foi inserido sobre outro já existente, com a posição do símbolo já definida. Caso o programa não liste corretamente as peças ou a peça novamente, isto significa que a caixa existente não foi capturada corretamente. Neste caso, utilize o comando Desfazer e repita a operação.
- - selecione a lâmpada;
- - aceite o nome do comando sugerido;
- - pressione <Enter> para confirmar;
- - selecione o ponto sobre a caixa já existente (exatamente no ponto de inserção, marcado por um círculo);
- - no diálogo, escolha a peça "Interruptor c/ placa 2x4" - simples - 3 teclas" e a segunda simbologia (contendo um quadrado no início).
Diálogo Definir Peças
- - selecione a lâmpada;
- - aceite o nome do comando sugerido;
- - pressione <Enter> para confirmar;
- - pressione <Enter> para encerrar o comando.
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Sobre o(s) Autor(es)
• Responsável pelo suporte técnico do AltoQi Lumine. • Instrutor de Cursos e Palestras do AltoQi Lumine. • Graduado em Engenharia de Produção Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC em 2001. • Certificação FCP Master Furukawa - Projetos de Redes de Cabeamento Estruturado em 2003. • Pós-Graduado em Instalações Elétricas pela Univ. do Sul de Santa Catarina - UNISUL em 2003. • Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Univ. do Sul de Santa Catarina - UNISUL em 2009.
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