domingo, 22 de janeiro de 2012

Reaproveitando Uma Porta

Ganhei uma porta usada do meu pai.
E vou reaproveita-lá.



Superfícies enferrujadas: 

1. Remover totalmente a ferrugem, usando lixa ou escova de aço. 
2. Aplicar uma demão de Zarcão Universal e dar acabamento.

A durabilidade da pintura, depende de uma correta preparação e aplicação da tinta sobre o aço.
As estruturas metálicas, que não receberam uma camada protetora de pintura, necessitam de um pré-acabamento, que as deixem em perfeitas condições para receberem a aplicação de tinta.
Mesmo que elas tenham recebido uma aplicação de tinta de fundo, elas necessitarão de uma correta limpeza, para que haja a perfeita ancoragem da pintura final.

- Etapa por etapa.

 

Faz-se um exame minucioso em toda a sua superfície para diagnosticar se há produtos contaminantes nas áreas que serão pintadas. No caso de contaminação por produtos gordurosos, sua remoção deverá ser feita com produtos específicos para esse fim.
Quando houver pontos de ferrugem e com carepa, inicialmente deve-se efetuar um escovamento com uma escova de aço.
Logo a seguir, realiza-se um lixamento até aparecer o branco do metal.
É de grande importância que se realize a pintura logo após ter sido feita a limpeza e não, limpar num dia e pintar no outro, principalmente na região do mar, porque o ar salino inicia imediatamente a corrosão do aço.
Mesmo longe desse tipo área, deve-se proceder da mesma forma. Isso garantirá uma plena aderência da tinta sobre o aço.
Peca-se muito em considerar a pintura uma atividade muito fácil de ser executada. 
As pessoas devem proteger-se muito bem contra os resíduos das tintas e prepará-las com muito cuidado para posterior aplicação;
regular os equipamentos de pintura, para ter o mínimo de desperdício de tinta;
realizar uma pintura sem escorrimentos e sem falta de tinta; 
executar uma limpeza nos equipamentos de tal forma, que garanta seu pleno funcionamento no dia seguinte.
Se não tiverem uma certa dose de cuidados de organização e de limpeza, provavelmente haverá comprometimento na qualidade da tinta preparada e aplicada, como também danos nos equipamentos utilizados.

- Preparação das Tintas

 

Ao iniciar a preparação das tintas, deve-se ter o cuidado de homogeneizar o conteúdo da lata demoradamente, para em seguida, acrescentar os demais componentes.
Se forem tintas bicomponentes, deverá haver muito cuidado no agitamento para que o catalizador e a tinta fiquem uniformemente misturados para que ela proporcione a proteção almejada para o aço.
Na preparação de tintas, sejam elas monocomponentes (somente diluídas) ou bicomponentes (catalizadas), não deverá haver pressa. O agitamento deverá ser feito demoradamente, para que se tenha uma tinta adequadamente preparada.
Se a tinta tiver sido preparada conforme recomendações técnicas, e o equipamento estiver funcionando corretamente, só poderá haver problemas de aderência da tinta, se a superfície não estiver adequadamente limpa ou se houver umidade no aço.
O aço também não deve ser pintado com sua superfície muito aquecida pelo sol. Isso causará bolhas na tinta aplicada.
Na preparação da tinta (catálise), os percentuais de mistura desses dois componentes devem ser rigorosamente executados, conforme orientação do boletim técnico que acompanha o produto.
Se essas misturas forem feitas em percentuais diferenciados do que é recomendado, poderá haver pouca ou excessiva dureza final da película curada, tendo como conseqüência, a fragilidade da película aplicada e o início da ferrugem do aço.
Para todas as tintas catalisadas, há um tempo de vida útil de sua mistura a 25ºC. 
A exposição da tinta ou do equipamento ao sol, causará uma reação muito rápida na catálise do produto, que poderá provocar o entupimento da mangueira e a perda na qualidade da tinta aplicada.
Tanto a tinta como o equipamento, devem ficar abrigados em lugar que haja sombra.
fonte: Senai/Cetemo

Tinta Zarcão

Primer de excelente poder anticorrosivo e elevada resistência ao atrito e à ação das intempéries. Fácil de aplicar e tem secagem rápida. 
Possui ótima cobertura, rendimento, alastramento, flexibilidade, aderência e dureza.
Indicado como fundo anticorrosivo na pintura externa e interna de superfícies metálicas do tipo ferrosas, tais como: portões, tubulações, grades, condutores, etc.

- Aplicação: Metais
- Método de aplicação: Aplicar 2 demãos, cruzando as passadas, com intervalos de 8 a 12 horas.
Utilizar pincel ou trincha de cerdas macias, rolo de espuma ou do tipo pêlo baixo para epóxi ou pistola convencional.
Por ser um primer anticorrosivo e uma tinta de fundo, o Zarcão necessita que sobre ele sejam aplicados produtos de acabamento, completando assim o sistema de pintura.
- Diluição: com aguarrás - 10%
- Demãos: Uma a duas, com intervalo de 12 horas
- Secagem: Ao toque 4 horas - Final 24 horas


2 comentários:

  1. Amei, sabe acho um charme portas antigas, até tentei comprar a porta da frente de casa em um antiquario, mas eram muito caras, então optei por uma porta que tivesse um modelo antiquado, mas nova mesmo! O reaproveitamento ainda é ecológico, você evitou de que ela fosse parar no lixo. Viva duas vezes!!

    ResponderExcluir
  2. Lys foi a necessidade mesmo.
    Mas estou muito feliz com minha nova empreitada.
    Mais feliz do que se tivesse comprado ou ganhado uma porta nova.
    E engraçado como agente se restaura aproveitando peças antigas.
    Está porta tem quase 30 anos. Muitos sonhos, decepções e fatos passaram através desta porta. Ela assistiu a tudo. E agora ela faz parte de outra História.

    ResponderExcluir